LIBRAS disciplina que atualmente tornou-se temática de inclusão e obrigatoria na formação de professores mostrou-me a importancia em que temos que olhar o outro, pois muitas vez em um mundo ouvinte deixamos de prestar atenção em detalhes que fazem a diferença enquanto seres humanos. Portanto aprender durante um semestre foi uma tarefa que causou anciedade, inquietude e alegria pois aprender a falar com as mão exige dedicação.
Durante as aulas ministradas por Georgia Brandão a aprendizagem mostrou-se de modo agradevel e divertida e que a todo momento lembrou da exigencia que essa linguagem se faz do professor que irá ministrar aula para uma turma de não ouvinte em que necessita-se de preparação metodologica do futuro docente.
Atividades dinamizadas sobre a comunicação da lingua foram realizadas, mas foi na visita ao IPAESE que ocorreu no final de maio de 2011, que pude colocar em pratica tudo que aprendi durante o semestre em contato com os surdos e alguns oralizados. A linguagem rodeou-se num mundo encantado em que a minha necessidade em compreende-los fazia-se mais importante do que eles me compreenderem, então passei a ver o mundo como suponho que eles veem, sentido a impotencia de ser entendida.
Compreender a LIBRAS como uma linguagem bonita?! Sim , ela é....mas antes de tudo devemos compreender que no momento que o docente conseguir transmitir algum conhecimento para seu dia a dia, isso será de grande valia, em que o professor fará deles ponte de conhecimento e vice-versa e mostrará seu engrandecimento enquanto profissional.
" Um dia agente aprende que a essência está nas ações daqueles que enfrentam o mundo por uma causa sem motivos, pois por uma discriminação sem cabimento (etnica, social...) acabomos adotando posturas que se tivessemos RESPEITO pelo outro não faria-se necessario" (Priscila Abigail)
"Talvez seja uma icongnita tentar entender e mudar, como salvador do mundo, assim que são intitulados os Pedagogos que lutam por oportunidades mais igualitarias, mas o que seria do mundo sem os sonhos e a crença de um mundo melhor...?! portanto, não devemos fazer da filosofia apenas uma bela poesia que soa aos ouvidos como arpas celestes, mas sim ideais que nos impulsionam para uma ações modificadores de uma realidade" Esse pode ser um pensamento de uma aspirante profissional na area da Educação, que apenas está aprendendo e construindo enquanto ser imperfeito e humano que pensa........"
Nenhum comentário:
Postar um comentário