domingo, 5 de junho de 2011

Tecnologias aplicadas à Educação - Transformação ou desvio da realidade?!

Em periodo de constantes mudanças tecnologicas, a cada minuto que passa ocorrem suas inovações e o que se tratava de moderno torna-se obsoleto. Na disciplina Tecnologia Aplicada à Educação ministrada pela professora Cristiane Tavares pode-se proporcionar na pratica, conhecimento que para alguns era comum mas para outros era de extrema dificuldade como trabalhos no excel e word. A partir desse principio vemos a existencia de pessoas na graduação que ainda não possuem esse conhecimento de trabalhar o recurso computador e internet ao seu favor. Imagine professores que se acomodam entre outros fatores, e não participam de cursos de atualização ou capacitação nas escolas aí existentes?!
A ação globalizadora não permite freios enquanto o assunto se tratar de tecnologia, assim atraves da disciplina foi nos propiciados momentos em que programas e iniciativa foram estabelecidos para o conhecimento, como o PROUCA programa de inclusão nacional com ensaios em Sergipe, o Batismo Digital projeto de parceria CDI e SENAC em Sergipe....Contudo, a partir da visualização dessas iniciativas é observavel algumas deficiencias que devem ser melhoradas para que estas tenha uma firmação significativa durante seu desenvolvimento. Iniciativas são de grande valia contudo não devemos nos fixar a elas mas transpor suas ideais de forma unifica-las analisando as deficiencias e evidenciando os resultados.
Negar-se ao uso das tecnologias é desvincular-se de um mundo em que cada vez mais as pessoas tornam-se independentes, pois o conhecimento não permanece restito a figura do professor e por isso mesmo deve ser instigada esta independencia do alunado como ser construtor de sua formação, aquele que critca, participa. O processo de ensino aprendizagem aparece então num cenario democratico em que a todo momento estamos cirundado de informações, cabendo ao docente durante sua formação compreender e integrar-se ao mundo digitalizado em que apesar das dificudades deve ser tratado como uma ferramenta satisfatoria na educação pois consegue viabilizar uma aprendizagem ligada as mais diversas areas sensorias humanas.
Durante a comunicação o conhecimento se faz presente em que num ciclo age de forma internalizar e aplicar.

"O analfabeto do século XXI não será aquele que não sabe ler nem escrever, mas aquele que não for capaz de aprender, desaprender e reaprender. "( Alvin Tofller)

" Assim como os galhos secos na arvore se faz o conhecimento. Um galho constroi sua conexão e se desconstoi no outro para refaze-lo firmando conexoes de apoio" (Priscila Abigail)


Nenhum comentário:

Postar um comentário